quarta-feira, 30 de abril de 2008

CIÊNCIA E SAÚDE - O que é doença cardiovascular?

Doença cardiovascular é qualquer desordem em qualquer parte do sistema circulatório que prejudique o fluxo de sangue. A principal causa é a obstrução das artérias devido à arteriosclerose, uma doença em que há inflamação e acumulo de gordura nas artérias. Quando o acumulo é lento e progressivo, a obstrução limita a quantidade de sangue que chega ao coração, causando angina de peito; se o entupimento é nas artérias das pernas, causa dor na panturrilha. Quando se forma um coágulo, este pode entupir totalmente a artéria e, quando isso ocorre nas coronárias, pode levar ao infarto agudo do miocárdio ou morte súbita. Se o coágulo não obstruir totalmente o vaso, temos a angina instável. Os acidentes vasculares cerebrais - AVC's -, os derrames, formam-se devido à oclusão de vasos cerebrais por coágulos que se soltam das artérias do pescoço. As alterações que aumentam a chance de ocorrer doença cardiovascular são chamadas fatores de risco e são eles:
  • História familiar - ocorrência de doença coronária precoce na família
  • Hipertensão - afeta aproximadamente 50% da população adulta do Brasil e mais de 60% dos indivíduos acima de 60 anos. Quem tem pai ou mãe hipertenso tem maior probabilidade de ter a doença, sendo o risco mais associado com infarto e derrame cerebral.
  • Colesterol - alterações do colesterol são o segundo fator de risco no Brasil. Pessoas com colesterol elevado têm risco triplicado de infarto.
  • Tabagismo - relacionado com infarto abaixo dos 40 anos e doença obstrutiva de membros inferiores. Fumar triplica o risco de infarto do miocardio e, acima de 20 cigarros por dia, o risco aumenta cinco vezes.
  • Diabetes - além de triplicar as chances de infarto, causa insuficiencia renal e é responsável por 1/3 das amputações de membros inferiores
  • Obesidade - pessoas obesas têm duas vezes mais risco de infarto que as pessoas de peso normal. A obesidade está associada também à hipertensão, aumento do colesterol e triglicérides e diabetes.
  • Estresse e depressão - podem aumentar duas vezes e meia o risco de infarto
  • Idades de risco - acima de 45 anos para homens e de 55 para mulheres. O exercício físico e o consumo diário de vegetais e frutas estão associados cada um com diminuição de 30% do risco de infarto.

Prevenção:

  • adote uma dieta pobre em gorduras saturadas, dolesterol, sal e alimentos processados e refinados
  • opte por alimentos ricos em fibras e coma muitos grãos integrais, frutas e vegetais
  • faça exercícios físicos, especialmente caminhadas e tenha uma vida ativa
  • mantenha-se dentro do peso normal
  • pare de fumar
  • controle a pressão arterial
  • controle o colesterol, os triglicérides e o diabetes.

Fonte: Dr. Desidério Favarato - InCor

Quibe de atum ao forno

1/2 xícara (chá) de trigo para quibe
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena ralada
1 cenoura pequena ralada
1 lata de atum light em água
3 colheres (sopa) de farelo de trigo
salsa e cebolinha verde picada - a gosto

Deixe o trigo de molho na água por 1 hora, escorra bem e reserve. Aqueça o azeite em uma panela, refogue a cebola e a cenoura. Junte com o atum, o farelo de trigo, a salsa e a cebolinha. Coloque em uma forma refratária pequena, faça cortes na superfície e leve ao forno médio, preaquecido (180 graus), por cerca de 30 minutos ou até ficar bem firme. Sirva com rodelas de limão por cima.

Informação nutricional
Rendimento: 4 porções
Calorias: 196 por porção
Proteínas: 13 g por porção
Carboidratos: 31 g por porção
Gorduras totais: 3 g por porção
Gorduras saturadas: 0,3 g por porção
Colesterol: 13 mg por porção
Sódio: 265 mg por porção
Fibras: 0,8 g por porção

Bom apetite, muito sabor e saúde total!!!