quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Os superalimentos - parte II

ABACAXI
Além de uma ótima fonte de vitamina C, potássio e manganês, o abacaxi é uma bromélia rica em uma enzima chamada bromelina, que é um estimulante digestivo capaz de quebrar as proteínas da dieta. Os cientistas descobriram que a bromelina é também um antiinflamatório natural que melhora os sintomas da artrite, úlcera e outros problemas que envolvem injúria celular. Ela pode ser útil durante a crise de gota e para prevenir a formação de cálculos de ácido úrico nos rins.

MAMÃO
Como toda fruta de cor laranja, é uma excelente fonte da vitamina antioxidante - o betacaroteno - um precursor da vitamina A. Contém mais de 300% da dose diária recomendada de vitamina C, muita fibra e potássio.
É uma fonte natural de enzima digestiva de proteínas, a papaína. Na Alemanha é comum o médico receitar cápsulas de papaína para aliviar os sintomas de azia. Nos países tropicais, podemos lançar mão da fruta natural. Na Tailândia, a salada de papaia verde sem casca, cortado em fatias bem fininhas e servido com molho de soja, é muito popular e útil para ajudar na digestão.

Suco de abacaxi com maçã e gengibre
450 g de abacaxi com casca
75 g de maçã sem sementes
2 g de gengibre

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam ao funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. A maçã, rica em fibras, também colabora para o funcionamento do intestino. Este suco é quase um remédio para as cólicas menstruais.

Suco de laranja com mamão e ameixa
250 mL de suco de laranja natural - seleta ou pêra
265 g de mamão papaia
20 g de ameixa seca sem caroço

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Algumas mulheres no período pré-menstrual têm problemas de prisão de ventre. Este suco é recomendado, pois é extremamente laxante além de ser desintoxicante.