sábado, 13 de setembro de 2008

Os superalimentos

Maçã
Conhecida como a rainha das frutas e a “vassourinha” do corpo, essa é a razão pela qual a maçã é sempre escolhida para encabeçar a lista dos superalimentos.
Uma maçã média nos dá 3,5 g de fibra, mais de 10% da dose diária recomendada; ela contém 84% de água pura, carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas A, B e C. Além disso, possui grandes quantidades de ferro, potássio, pectina, quercitina e outros nutrientes.
As fibras insolúveis da maçã ligam-se ao colesterol no trato digestivo e ajudam a eliminá-lo nas fezes, reduzindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares. Não é somente isso que essa fruta faz. Ela contém também também uma forma solúvel de fibra – a pectina – que torna a absorção de glicose do intestino menos eficiente, fazendo com que o açúcar penetre mais lentamente no sangue, evitando, dessa maneira, o aumento acelerado da insulina. Esse processo evita a transformação de açúcar em gordura. É um superalimento para aquelas pessoas que têm dificuldade para manter equilibrados os níveis de colesterol. Deve ser consumida também para melhorar o funcionamento do intestino e prevenir doenças no cólon.
A casca da maçã contém quercetina, um antioxidante que também pode prevenir doenças cardíacas. É um excelente neutralizador de ácidos do estômago, sendo efetiva para tratar problemas gástricos, hepáticos e biliares. Apesar do seu conteúdo natural de açúcar, não eleva muito a glicose no sangue.
Uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, observou 1300 estudantes. O grupo que consumia maçã diariamente desenvolveu menos infecções do trato respiratório.

Torta de maçã

Massa
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de maizena
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de pó royal
1 ovo

Misturar com a ponta dos dedos vagarosamente. Não sovar.

Calda
Fazer na própria forma que for assar a torta:
2 colheres (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de canela

Corte a maçã em forma de ½ lua tirando as sementes e a parte dura e descascar. Coloque as maçãs sobre a calda. Cobrir com a massa. Assar. Servir quente ou fria.