quinta-feira, 8 de maio de 2008

Ainda em Fortaleza

Que prazer estar aqui, mesmo trabalhando muito. Nos poucos momentos de folga tenho aproveitado para fazer contato com o povo nordestino. Que povo bacana, hospitaleiro e alegre. Além destas características deles, estou aproveitando bem a gastronomia de Fortaleza. Hoje almocei uma comida típica maravilhosa: baião de 2, paçoca de carne seca, delícia de macaxeira, carne de sol. É de comer gemendo .... e ainda passar debaixo da mesa. Tudo muito delicioso. Amanhã vou embora à tarde e então vou ter que tentar perder os quilinhos que devo ter ganhado aqui. Por isto vou ter que dar exemplo e partir para um pouquinho mais de saúde.

Desintoxicação alimentar
Fazer da dieta um hábito alimentar é a melhor saída para se perder peso.
O que fazer quando as festas de final de ano emendam nas férias passadas na praia, ao sol, cerveja gelada, camarão frito e almoço fora de hora? Sem falar das noites em claro durante o carnaval, que acabam por desrregular nosso organismo...

Durante os meses de março e abril, não são raros os casos de intoxicação alimentar, devido aos exageros das festas, transformando descanso e lazer em quilos a mais e muito aborrecimento.
O melhor caminho para quem busca desintoxicar-se após meses de alimentação excessiva e descontrolada é:
- Primeiramente, definir os horários de refeição com uma diferença mínima de 4 horas entre uma e outra.
- Selecionar os alimentos, procurando evitar aqueles que tenham em sua composição aditivos químicos, corantes, conservantes e todo tipo de enlatado, pelo menos durante os primeiros 15 dias de dieta.
- Para os mais afoitos, é preciso lembrar que não é qualquer dieta que irá limpar o organismo e que isto não pode ser feito em uma semana de reclusão e fome.

“A dieta deve ser encarada como uma conduta alimentar e não como uma restrição temporária ou mesmo um fardo".

Dieta desintoxicante
Café-da-manhã
Leite, queijo, frutas, pão, manteiga ou geleia para acompanhar.
Caso seja necessário fazer um lanche até a hora do almoço, prefira frutas ou derivados de leite a qualquer bobagem como biscoitos e guloseimas.
Almoço
Comer verduras e legumes, dando preferência ao preparo cru ou pré-cozido. Escolha um representante de cada grupo, de acordo com o quadro abaixo, que está em ordem calórica crescente:
A - folhas em geral, tomate, pepino, chuchu, jiló.
B - beterraba, cenoura, abóbora madura, abobrinha verde, vagem.
C - mandioca, inhame, batata inglesa, bata-doce.

Não dispensar o arroz e feijão, acompanhados de carne ou ovo - nunca os dois juntos.

Prefira carnes brancas ou vermelhas sem excesso de gordura. O valor protéico entre elas é o mesmo. Em caso de sobremesa, preferir frutas cítricas. Elas melhoram a absorção de ferro contida na proteína animal.

O lanche da tarde pode ser semelhante ao da manhã e o jantar, acompanhando a dieta do almoço.

Dicas
- Beba bastante água.
- Comer sentado e evitar assistir TV durante a refeição.
- Não segurar o talher entre as garfadas para policiar a mastigação, que deve ser pausada.
- Evitar lanches intermediários. Mas não se deve comer em intervalos superiores a 6 horas. Neste caso, pode acontecer de se comer em excesso, prejudicando a digestão, ou perder a fome e desequilibrar a dieta.
- Deve existir uma diferença mínima de 2 horas entre a última refeição e a hora do sono, para que a digestão não fique prejudicada.
- Dar preferência aos alimentos naturais, por conterem fibras, como pães e leite integrais, frutas, verduras cruas e legumes em geral.
- Evite frituras. A acroleína - óleo já em decomposição - pode ser facilmente detectada, basta verificar se sai fumaça da panela utilizada no preparo do alimento.
- Dietas de impacto são bons estimulantes para se perder peso, mas não emagrecem em dias. Em um primeiro momento, só se perde água no organismo - a pessoa não emagrece, “seca”.

BOUILLABAISSE
A bouillabaisse não deve ser tratada como uma simples sopa; é uma refeição completa. É um prato típico do sul da França, particularmente Marselha.
Seu preparo se inicia com a elaboração do "fumet" que é a base para o caldo. O caldo deve ser servido com torradas de alho ao azeite, e os peixes e crustáceos servidos num prato à parte acompanhados de molho "ROUILLI". Quase impossível fazer para menos de 4 pessoas.

FUMET (caldo)
1 kg de espinhas de peixe (as do linguado, garoupa e robalo são ótimas)
500 g de cascas e cabeças de camarão ou lagosta
2 cebolas picadas
2 cenouras em rodelas
Salsão e salsinha

Colocar para ferver e deixar reduzir à metade em fogo baixo. Coar e separar o caldo.

SOPA
Robalo: 1 posta por pessoa
Bagre: 1 posta por pessoa
Trilha: 1 peixe por pessoa
Camarão: 1 grande por pessoa
Marisco: 6 por pessoa
Ostra: 3 por pessoa
Cebola
Tomates
Alho
Vinho branco seco
Azeite
Sal e Pimenta à gosto•
Erva-doce
Alho-poró
Açafrão
Aniz (gotas)

Nota: Podem-se colocar lagostas, vongoles e vieiras também
Coloque o azeite na panela e aqueça um pouco. Junte cebola, tomates sem pele e amassados, alho, erva-doce, "fumet" e o açafrão. Leve à fervura e coloque os peixes e crustáceos em função da consistência da carne. Deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos e ao final coloque algumas gotas de absinto ou aniz.

ROUILLI (molho)
Pique pimenta vermelha e alho. Soque com farinha de pão e misture azeite mexendo até obter uma consistência de maionese.