terça-feira, 20 de outubro de 2009

Uma mistura de alta qualidade e super saborosa: tofu, azeite e linhaça

Estes três alimentos são considerados funcionais, isto é, eles contêm, além de seus nutrientes básicos, elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), sendo esta a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.
As investigações e a experiência clínica têm demonstrado que o consumo em forma regular de semente de linhaça previne ou cura entre outras, várias doenças como obesidade, prisão de ventre, aumento de colesterol, acidez estomacal, hipertensão.
O tofu – queijo a base de soja - é consumido há mais de 2000 anos pelos orientais, possui os sais minerais sob medida para o corpo humano e traz inúmeros benefícios contra os problemas arteriais. Pesquisas científicas revelam que esse poderoso alimento pode beneficiar o organismo nos casos de colesterol alto, câncer, osteoporose e ainda, para as mulheres, ajudará a amenizar os problemas acarretados pela menopausa.
Pode ser consumido in natura, cozido, frito, refogado ou grelhado. Tem o dobro de proteínas que o feijão e quase metade das calorias do queijo branco.
O azeite é um produto alimentar usado como tempero, produzido a partir da azeitona. Trata-se, pois, de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas. Além dos benefícios para a saúde, o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares. É de fácil digestão em relação às outras gorduras, não tem colesterol, previne a arteriosclerose, melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, acelera as funções metabólicas, tonifica a pele.

Então, que tal substituir alguns alimentos por este poderoso creme que pode ser usado em saladas, massas, pães, como acompanhamento de carnes diversas, em substituição à manteiga, à maionese, atuando como um excelente patê?

Creme de tofu com linhaça

¾ xícara (chá) de azeite
¾ xícara (chá) de água
1 xícara de tofu picado
1 dente de alho
1 cebola média
Sal a gosto
½ xícara (chá) de linhaça dourada.

Bater todos os ingredientes no liquidificador. Manter em geladeira. Tem a textura de uma maionese.