quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quinua: proteína em grão


Saiba tudo sobre a quinua, cereal poderoso e nutritivo

Se você não sabe como colocar no prato o cereal mais festejado do momento, comece com as deliciosas receitas desta reportagem. Ricas em proteínas, elas têm tudo a ver com a dieta de quem malha e quer músculos.

De um ano para cá, ela é presença obrigatória em todo restaurante descolado e com menu saudável. BOA FORMA já tinha cantado essa bola, mas se é a primeira vez que você ouve falar da quinua, sossegue: aqui, contamos a razão do sucesso desse cereal, consumido por tribos andinas da Bolívia há mais de 500 anos.

A quinua é uma excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gordurinhas. Ainda tem vitaminas, sais minerais e gordura boa. Mas é a proteína de alto valor biológico que faz desse grão um alimento especial. “A quinua tem uma combinação de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e feijão juntos”, atesta Jaime Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Universidade de Campinas (Unicamp). Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação de uma proteína completa e de boa absorção – quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal. Por isso, você pode recorrer a ele para recuperar e manter os músculos – importante para acelerar o metabolismo e, com isso, queimar mais calorias. A vantagem é ser livre da gordura saturada das carnes, que, em excesso, prejudica o coração. Ao contrário: tem ômega 3, gordura que limpa as artérias.

Ok, a quinua não tem a mesma quantidade de ferro que a carne. Porém, ganha de qualquer outro cereal também nesse quesito. Em cada 100 gramas, são 10,9 miligramas do mineral, que combate a anemia e garante pique. “Essa é uma ótima notícia para quem come pouca (ou nenhuma) carne vermelha”, afirma a nutricionista Heloísa Guarita, da Clínica RGNutri, em São Paulo. O mix de fibras e vitaminas (C, E e especialmente as do complexo B) completa a valiosa ficha nutricional da quinua, considerado pela Food and Agriculture Organization (FAO) o melhor e mais completo alimento de origem vegetal.

Importada da Bolívia, a embalagem com meio quilo custa entre 11 e 14 reais. O preço é salgado? Se você comparar com o de uma caipirinha de saquê, comum na happy hour, não é tanto assim. Lembre-se de que o cereal é fonte de proteína, nutriente mais caro que os outros. Além disso, chega a triplicar de tamanho depois de cozido – ou seja, um pacotinho dá para várias receitas. As que apresentamos aqui são feitas com as diferentes versões de quinua encontradas nos supermercados (grão, farinha, flocos e até macarrão). Entre nessa onda!

 Por Bruna Bittencourt e Eliane Contreras - Revista Boa Forma

Tabule de quinua

Ingredientes


• 1/2 xíc. (chá) de quinua em grão
• 1 xíc. (chá) de água
• Sal a gosto
• 1/2 xíc. (chá) de pepino japonês em cubos
• 1/2 xíc. (chá) de tomate sem pele e sem semente picado em cubinhos
• 1/2 xíc. (chá) de cebola picada em cubos
• 1 pitada de zaatar (tempero árabe)
• 1 pitada de pimenta síria
• 1 pitada de sumac (tempero árabe)
• 1 col. (chá) de hortelã picada
• 3 col. (chá) de salsinha picada
• 1 col. (café) de sal
• 3 col. (sopa) de azeite de oliva
• 1 col. (chá) de suco de limão

Numa panela, coloque a quinua, a água e o sal a gosto. Deixe ferver por dez minutos. Escorra e lave em água corrente para interromper o cozimento. Deixe esfriar. Coloque numa travessa funda e misture os outros ingredientes.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rende: 6 porções
Calorias por porção: 48

Grão: pode ser cozido como o arroz – use duas medidas de água para uma medida de quinua, adicione sal e leve ao fogo por dez ou 15 minutos, até secar a água. Assim, sozinho, o grão substitui a dupla arroz e feijão. Também pode ser preparado na forma de tabule, cuscuz, quibe e até pudim.



Receita do restaurante America, em São Paulo

Opções para saladas


Escolha sempre 4 cores diferentes para montar uma salada, dessa forma você garante os nutrientes necessários e também consegue montar a salada de forma mais atrativa!!!
Verde ( 1 porção = 1 xícara de Hortaliças cruas ou ½ xícara de Hortaliças cozidas): A cor dos alimentos verdes é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular. Mas estes alimentos também possuem quantidades consideráveis de diversos outros nutrientes, como betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio

·        alface
·        almeirão
·        mostarda
·        couve
·        brócolis
·        espinafre
·        chuchu
·        repolho
·        vagem
·        ervilha
·        chuchu
·        pepino
·        acelga
·        rúcula
·        abobrinha
·        quiabo
·        manjericão
·        pimentão verde


Vermelho: A cor avermelhada é conseqüência do licopeno, um pigmento que atua como antioxidante celular. Também possuem vitamina C, antioxidante que oferece proteção contra doenças e estresse

·        tomate (1 porção = 3 rodelas ou 3 col de sopa)
·        pimentão vermelho (1 porção = 3 rodelas ou 2 col de sopa)
·        beterraba ( 1 porção = 4 rodelas ou 3 col de sopa)
·        morango ( 1 porção = 4 morangos )
·        Melancia ( 1 porção = 1 fatia média)

Amarelos e Laranjas: A cor amarelada é conseqüência do betacaroteno, também conhecido como pró-vitamina A, que atua como antioxidante contra radicais livres e na manutenção dos tecidos e dos cabelos, beneficia a visão noturna e melhora a imunidade. Estes alimentos também são ricos em vitamina C, que atua como antioxidante e participa da síntese de colágeno da pele.

·         abóbora moranga (1 porção = 4 col de sopa)
·         cenoura ( 1 porção = 4 col de sopa)
·         baroa ou cenoura amarela ( 1 porção = 4 col de sopa)
·         pimentão amarelo ( 1 porção = 3 rodelas ou 3 col de sopa)
·         milho (1 porção = 3 col de sopa)
·         laranja (  1 prção = ½ unidade)
·         mamão (1 porção = 1 fatia média ou ½ mamão papaia)
·         damasco ( 1 porção = 3 unidades)
·         manga ( 1 porção = 2 fatias finas)
·         abacaxi ( 1 porção = 2 fatias médias)

Brancos: A cor branca é resultante da flavina, que indica alimentos ricos em minerais, como cálcio e fósforo que ajudam na manutenção dos ossos e dentes, carboidratos e vitamina B6, que favorece a respiração das células e ajuda no metabolismo das proteínas.

·        couve-flor ( 1 porção = 4 flores ou 3 col de sopa)
·        cebola ( 1 porção = 1 col de sopa)
·        palmito( 1 porção = 4 unidades ou 3 col de sopa)
·        cogumelo ( 1 porção = 2 col de sopa)
·        rabanete ( 1 porção = 1 unidade pequena ou 3 col de sopa)
·        nabo ( 1 porção = ½ unidade ou 3 col de sopa)
·        chuchu ( 1 porção = ½ unidade média ou 4 col de sopa)
·        gergelim ( 1 porção = 1 col de sopa)
·        maçã ( 1 porção = 1/2 maçã)
·        banana ( 1 porção = 1 banana)
·        ovo (1 porção = 1 unidade)


Roxo: Alimentos nas tonalidades roxa, preta ou azulada contêm antocianina, um tipo de pigmento ligado à presença da vitamina B1. Conhecida como a vitamina da disposição, a B1 é essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes que ingerimos em energia. Entre seus benefícios está o aumenta da disposição mental e a manutenção do funcionamento normal do sistema nervoso, dos músculos e do coração.

·        Berinjela ( 1 porção = ½ unidade pequena ou 4 col de sopa)
·        alcaxofra ( 1 porção = 1 unidade)
·        repolho roxo ( 1 porção = 3 col de sopa)
·        cebola roxa ( 1 porção = 1 col de sopa)
·        uva ( 1 porção = 10 unidades pequenas)


Marrom: Os cereais integrais e as sementes oleaginosas são os grandes representantes deste grupo. Os cereais, por causa da grande quantidade de fibras que possuem, regulam o funcionamento do intestino, além de ajudar a controlar o colesterol e a diabetes. Já as oleaginosas são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E, ambos com funções antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga

·        grão de bico ( 1 porção = 3 col de sopa)
·        lentilha ( 1 porção = 3 col de sopa)
·        soja ( 1 porção = 3 col de sopa)
·        castanhas  ( 1 porção = 3 unidades)
·        nozes ( 1 porção = 3 unidades)
·        avelã (1 porção = 3 unidades)

 Fonte: Nutricionista Ana Paula Viana Pereira