sexta-feira, 25 de julho de 2008

Anotar calorias

Anotar calorias em diário faz pessoa perder dobro do peso, afirma estudo

Pesquisa americana foi patrocinada por seguradora que queria reduzir gastos com clientes. Método de anotações permite monitoração mais precisa dos nutrientes ingeridos em dieta.
Segundo uma seguradora de saúde da Costa Oeste americana, a manutenção de um diário com os alimentos consumidos diariamente aumenta a perda de peso de quem está fazendo dieta.

A Kaiser Permanente vêm se especializando em conhecer melhor o seus clientes. Esse conhecimento permite a aplicação de programas de prevenção que, em última instância, significam gastos menores com os tratamentos. O estudo sobre dietas foi apoiado pelo governo americano e acompanha os participantes desde 2002, avaliando a quantidade de quilos perdidos e as estratégias utilizadas. Os grupos de participantes foram estimulados a seguir uma dieta saudável para o coração, rica em frutas e vegetais e baixo conteúdo de gorduras. Além da dieta, os participantes recebiam apoio psicológico e faziam sessões de exercícios físicos diários.

Seis meses depois
Após seis meses de dieta, a perda média de peso foi de 4,5 kg. Já os participantes que anotavam o que consumiam perderam o dobro disso e suas perdas se mantiveram por mais tempo. Segundo os pesquisadores, o simples ato de anotar a dieta consumida ajuda manter o controle da quantidade de calorias de cada dia. Esses valores de perda de peso são mais do que suficientes para que um indivíduo diminua seus níveis de pressão arterial e o seu perfil de risco cardiovascular melhore consideravelmente. Em tempos de obesidade como epidemia e complicações cardiovasculares e diabetes como conseqüência, a busca por soluções simples é tentadora. Como esse trabalho e a prática de outros métodos já haviam comprovado, só existe um segredo para se perder peso. É a dieta equilibrada e constante. Aí entra o diário como mecanismo de controle, bem como os exercícios e, se necessário, o apoio psicológico.
Luis Fernando Correia Especial para o G1 -