segunda-feira, 7 de julho de 2008

Diet ou light?

Diet ou light

O Ministério da Saúde define que: "Alimentos dietéticos são aqueles especialmente formulados e/ou produzidos de forma que sua composição atenda necessidades dietoterápicas específicas de pessoas com exigências físicas, metabólicas, fisiológicas e/ou patológica particulares".
As substâncias comumente retiradas dos alimentos são os açúcares, o sódio, as gorduras, o colesterol, alguns aminoácidos, dentre outros. Em alguns casos, a ausência destas substâncias pode levar a uma diminuição das calorias, como no caso de alimentos sem açúcares (gelatinas, geléias, balas), ou sem gordura (leite desnatado). No entanto, pode ocorrer o contrário.

A primeira diferença entre o alimento diet e light está na quantidade que é permitida de um nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento deste nutriente, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.
A segunda diferença é que o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentem algum tipo de doença (diabetes, hipertensão, colesterol alto, etc.). Este grupo deve buscar os produtos diet.
Se o alimento light apresentar eliminação total do nutriente, por exemplo, açúcar, este poderá ser consumido também pelos diabéticos. É sempre melhor optar por um produto que seja diet e light, ao mesmo tempo, para não correr riscos. Mas produtos assim ainda são poucos no mercado.
Dicas:
Para emagrecer, ao ingerir os produtos light, você deve comer na mesma quantidade que você comia os produtos normais. Um grande erro é que as pessoas exageram no consumo do produto light e podem até engordar.
Não consuma abusivamente os produtos light que substituem o açúcar por adoçantes, pois seu consumo exagerado pode trazer desconfortos gástricos. Planeje com seu médico a inclusão desses produtos na sua alimentação.
Alguns chocolates diet, por exemplo, são mais calóricos que sua versão normal. Apesar de não conterem açúcar, estes apresentam mais gordura que os outros e conseqüentemente são mais calóricos.

Nem sempre um produto diet é light! Obrigatoriamente, os produtos rotulados como light, em português "leve", possuem menos calorias quando comparados com sua versão normal. Ao contrário, os produtos diet nem sempre são menos calóricos.
Então pode haver produtos diet que sejam light. Os produtos diet com baixa caloria podem ser considerados "leves".

É muito importante ficar atento ao ler os rótulos e, em casos de dúvidas, ligar para o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – que consta em todos os rótulos.


Suflê de brócolis

100 de brócolis sem talos e folhas
100 g queijo cottage
10 g queijo parmesão ralado
1 gema
50 g batata cozida e espremida
60 mL leite desnatado
2 claras
Noz-moscada
Sal

Cozinhar os brócolis em água fervendo por 3 minutos, escorrer bem e reservar.
Misturar numa vasilha o queijo cottage (sem líquido), o parmesão, o leite e a gema.
Acrescentar a batata, o sal, a noz moscada e mexer até um obter um creme homogêneo. Reservar.
Bater as claras em neve.
Para a montagem colocar metade do creme de queijo, depois o brócolis e por último, finalizar com o restante do creme de queijo misturado às claras em neve.
Assar em forno pré-aquecido à 180ºC por cerca de 20 minutos ou até dourar.
Servir imediatamente.