quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mulheres

ALIMENTOS FUNCIONAIS
No mês de comemoração do Dia das Mães, daremos ênfase aos alimentos funcionais – substâncias biologicamente ativas que trazem benefícios para a saúde. Eles podem ser ótimos aliados na conquista de uma vida mais saudável, pois possuem componentes capazes de prevenir doenças, amenizar sintomas ou afetar de modo benéfico funções orgânicas, além de suas características nutricionais. Por isto, aquelas mulheres que pretendem ser mães, avós, bisavós e ainda mais, devem se cuidar sempre e aumentar sua expectativa de vida.
O avanço tecnológico, a globalização e o estresse são alguns dos fatores que causam diversos impactos em especial na saúde das mulheres. Elas, além disso, convivem com as flutuações hormonais do seu ciclo biológico. Algumas medidas podem ajudar a prevenir os sintomas característicos desse processo que tanto preocupa as mulheres de todas as idades. Uma delas é a intervenção nutricional, ou seja, a utilização de determinados alimentos visando equilibrar a instabilidade hormonal e garantir uma transição menos atribulada.
A aparência bonita e jovial é até mais fácil de ser alcançada, já que a boa forma física é lei no século XXI. Mas a disposição, a alegria, o prazer de viver, a afetividade, a libido em perfeito equilíbrio precisa estar em harmonia com a juventude exterior. O bem-estar resulta essencialmente da alimentação saudável. Isso não é sinônimo de um cardápio insuportável e igual todos os dias. É aí que entra a criatividade.
Vamos pegar a soja, por exemplo. Apesar de nem sempre ser considerada apetitosa, é possível transformá-la em algo extremamente saboroso como o Molho tártaro à base de tofu. É bom saber que bastam 25 g de soja por dia para a prevenção do câncer de mama e das doenças do coração, segundo pesquisas cientificamente comprovadas. Também as sementes de linhaça nos sucos matinais fazem milagres no organismo. E que tal experimentar a maionese de abacate?
Mas nada de radicalismos, o melhor é o equilíbrio. Um chocolate, não uma caixa inteira de bombons. Seja seletiva em tudo: nas amizades, no trabalho, nos afetos e na alimentação. E se esse hábito vier desde a infância das meninas, prevenindo os transtornos da menstruação, as crises de TPM, elas poderão exercer a função essencial do gênero feminino, que é cuidar de si e de todos a sua volta.

Maionese de abacate

200 g de abacate maduro
10 mL de suco de limão
40 mL de azeite
sal a gosto
gotinhas de tabasco

Bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma pasta homogênea.