quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Os super alimentos - parte IV - Bacalhau, azeite ...

Bacalhau

Pescado nas águas límpidas, o bacalhau chega até as nossas mesas através de um processo natural que preserva todas as suas qualidades originais sem qualquer aditivo químico.
Além de saboroso, é um alimento saudável, nutritivo, rico em sais minerais, vitaminas e proteínas, com baixíssimos teores de gorduras e colesterol. O bacalhau também é rico em ômega 3, considerado essencial para o consumo humano, isso porque naturalmente o organismo não consegue sintetiza-lo, devendo ser ingerido através da dieta. O ômega 3 contribui para a manutenção de níveis saudáveis de triglicérides.
O sabor inigualável do bacalhau e seu grande valor nutritivo são mantidos graças a um processo especial de salga e secagem visando retirar apenas a água do peixe e preservar toda sua riqueza em proteínas, vitamina B, cálcio.
Em valores nutritivos, um quilo de bacalhau seco e salgado equivale a dois quilos de peixe fresco em rendimento; 1 quilo serve até 8 pessoas.
Casquinhas de bacalhau, camarão e alcaparras
1 kg de bacalhau desfiado e dessalgado
300g de camarão rosa limpo
10 folhas de salvia bem picada
1 cebola bem picada
1 tomate sem pele e sem semente bem picado
1 copo de requeijão
1 garrafa de leite de coco
1/2 xícara (café) de alcaparras
1 colher (chá) de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto
Queijo parmesão para polvilhar
Sumo de laranja lima
Refogar no azeite o camarão com a cebola, adicionar o bacalhau desfiado, o tomate, o requeijão. Colocar o leite de coco, sal, pimenta do reino e as alcaparras. Colocar a farinha de trigo para engrossare adicionar as folhas de salvia picadas. Colocar em casquinhas e polvilhar com o parmesão ralado e levar ao forno para gratinar. Pingar gotinhas de laranja na hora de servir.
Rendimento: 8 porções