quinta-feira, 17 de julho de 2008

Festival Porto Seguro - Arraial D'Ajuda

Festival Gastronômico na Costa do Descobrimento relembra chegada da Família Real ao Brasil
Plantão Publicada em 10/07/2008 às 10h08mO Globo Online
RIO - As cidades baianas Santa Cruz de Cabrália, Belmonte e Porto Seguro (incluindo os distritos de Arraial D'Ajuda e Trancoso) realizam entre os dias 18 de julho e 02 de agosto a quarta edição do Festival Gastronômico da Costa do Descobrimento. Na programação destacam-se os festins, sofisticados jantares preparados pelos chefs Luciano Bossegia, Emmanuel Bassoleil, Ivo Faria e Massimo Bomprezzi, para cerca de 100 pessoas. Os renomados chefs são convidados do Arraial D'Ajuda Eco-Resort, restaurantes Bistrô da Helô (Porto Seguro) e Don Fabrizio (Arraial D'Ajuda).
A partir deste ano, o evento gastronômico da Costa do Descobrimento passa a integrar o 1º Circuito Brasileiro de Cultura e Gastronomia. O Circuito já passou por Paraty (RJ) e acontecerá ainda nas cidades de Tiradentes (MG) e Gramado (RS) até o mês de setembro. Inspirados pelo tema "Chegada da Família Real ao Brasil - 200 anos e nem tudo foi descoberto", chefs nacionais e internacionais, vários estrelados pelo Guia Michelin, vão realizar um passeio gastronômico através dos séculos. O evento baiano conta com o patrocínio do Senac, que montará a Escola de Gastronomia em Porto Seguro, na Passarela do Álcool.
Em Arraial d'Ajuda, uma cidade cenográfica montada por artesãos e artistas plásticos de Minas está entre os destaques do circuito. A "Cidade da Cultura e Gastronomia" será fixada na praça principal de Arraial e estará aberta dia e noite. Haverá um coreto para apresentações culturais e casas caracterizadas no estilo de cada uma das cidades participantes do evento. O ponto de encontro oficial, o Botequim, será montado dentro da cidade cenográfica. Haverá ainda o museu Taça de Sabores, onde serão realizadas exposições e degustações de vinhos.
O público poderá contar ainda com shows de música popular brasileira, apresentações de dança indígena (da tribo Pataxós /Aldeia Velha), apresentações de capoeira e maculelê, além de filmes com temas gastronômicos. Haverá também palestra sobre nutrição e segurança alimentar com a coordenadora do curso de gastronomia do Senac.
Estudantes de gastronomia e cozinheiros amadores poderão apresentar receitas próprias para o Concurso Novos Talentos, que serão avaliadas por chefs renomados. A melhor será elaborada por um deles em Gramado e o vencedor ganhará uma passagem para Portugal com direito a uma semana de estágio no restaurante Eleven, em Lisboa.
Como ação social do 4º Festival, cerca de 500 estudantes da rede pública de ensino de Belmonte poderão conferir a maior moqueca do mundo no Estádio Municipal da cidade. A iguaria será feita em uma panela de barro gigante preparada pela dona Dagmar, tradicional artesã de Belmonte. Enquanto o prato especial for preparado, as crianças poderão se divertir com as diversas atrações que estarão montadas no local, como brinquedos infláveis e palhaços.
Serviço:
1º CIRCUITO BRASILEIRO DE CULTURA E GASTRONOMIA
Costa do Descobrimento: 18 de julho a 02 de agosto
Tiradentes: 15 a 24 de agosto
Gramado: 29 de agosto a 07 de setembro
Informações: www.culturaegastronomia.com.br