sábado, 23 de abril de 2011

Alimentos funcionais - salmão


Salmão

salmão é um grande peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.
O salmão do Oceano Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez.
A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.
Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em água doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focasursostubarõesbaleias e seres humanos.

[editar]

Informação Nutricional
Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. O salmão é muito conhecido como o peixe do sashimi, pela sua grande finalidade de alimentar os seres humanos sendo servido cru, com wasabi e shoyu. Os japoneses são seus maiores apreciadores, embora a cultura tenha se espalhado muito.
Informação Nutricional do Salmão [1] (Porção de 110g grelhada ou assada):



Item
Quantidade
Necessidade Diária*
Calorias
261,95
10%
Triptofano
0,33g
103%
Vitamina D
411 UI
102%
Ácidos Graxos Ômega-3
2,09g
87,1%
Selenio
53,07mcg
75,8%
Proteína
29,14g
58%
Vitamina B3
11,34 mg
56%
Vitamina B12
3,25mcg
54%
Fosfóros
420 mg
42%
Magnésio
138,35 mg
34%
Vitamina B6
0,52mg
26%

*Dados com base em uma dieta de 2.500 kcal diarias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salm%C3%A3o disponível na internet em 23 abr 2011


Alimentos funcionais - aspargos

Um alimento é considerado funcional quando participa da nutrição básica e também promove
um efeito benéfico à saúde, atuando na prevenção e no tratamento de doenças. Como
exemplos de alimentos funcionais têm - se os probióticos e prebióticos. Probióticos são
suplementos alimentares adicionados aos alimentos influenciando o valor nutritivo e
terapêutico. São representados pelas culturas de microrganismos vivos (bactérias benéficas e
leveduras) que produzem substâncias antimicrobianas. As principais aplicações de culturas
probióticas são realizadas em produtos lácteos como leites fermentados e iogurtes. Já os
prebióticos são carboidratos complexos, não degradáveis pelas enzimas salivares e intestinais.
Estimulam a proliferação e a atividade da flora intestinal, favorecendo a defesa imunológica.
Dentre os prebióticos, destacam-se a oligofrutose, a inulina e os frutooligossacarídeos (FOS),
compostos que podem ser encontrados na alcachofra, alho, aspargo, banana, beterraba, cebola,
centeio, cerveja, cevada, chicória, mel, tomate e trigo. São recomendadas doses de 4 a 5
gramas de prebióticos na alimentação diária, para que sejam desencadeadas suas funções no
organismo. Vale reforçar que, para garantir um efeito benéfico e contínuo, os alimentos
funcionais devem ser consumidos diariamente, sendo que sua ingestão precisa estar associada
a uma dieta variada, equilibrada e à prática diária de atividade física.
....

Dentre os benefícios atribuídos ao consumo de prebióticos incluem-se:
modulação do metabolismo lipídico reduzindo os riscos de aterosclerose e os níveis de
triglicérides e de colesterol plasmático (ANJO, 2004; PASSOS; PARK, 2003; SAAD,
2006);
redução dos riscos de osteoporose (ALIMENTOS, 2006);
modulação da microflora intestinal (ARABBI, 2001; PASSOS; PARK, 2003; SAAD,
2006);
redução do risco de câncer de cólon e de doenças cardiovasculares (ALIMENTOS,
2006; SAAD, 2006);
prevenção à obesidade e ao Diabetes Mellitus tipo II (ALIMENTOS, 2006; ANJO,
2004);
estímulo ao sistema imunológico (ARABBI, 2001; SAAD, 2006);
alívio à constipação (ANJO, 2004);
controle da pressão arterial (ANJO, 2004; PASSOS; PARK, 2003
Alcachofras e aspargos na grelha
http://www.fapam.edu.br/revista/upload/8092009180630Alimentos_funcionais_corrigido_NUPE_29-04-09.pdfhttp://www.fapam.edu.br/revista/upload/-04-09.pdf disponível na internet em 23 abr 2011

Alcachofras

Alcachofras 

Com o nome de alcachofras designam-se as cabecinhas floridas verdes e ainda incompletamente desenvolvidas de uma espécie de cardo (Cynara cardunculus L. ssp. Scolymus), pertencente à família das Compostas, que se cultiva em toda a bacia do Mediterrâneo, mas especialmente na Espanha e na França. Não há dúvida de que os povos do Mediterrâneo já usavam há séculos como alimento esta planta no estado silvestre, devido às suas qualidades nutritivas, às suas brácteas e aos seus receptáculos carnudos.
Composição e Propriedades -- Na análise das substâncias quecompõem as cabecinhas, encontrou-se inulina, açúcares, tanino e os fermentos inulase, invertase e coalho. Entre as vitaminas encontram-se 100 g de substância fresca: 300 U.I de vitamina A, 120 g de vitamina B1,30 g de B2 e 10 mg de C. O conteúdo de minerais é muito semelhante ao das outras verduras, embora seja superior o conteúdo de potássio, cálcio, magnésio e, sobretudo, de manganês, que atinge 20 mg%, percentagem esta que não e igualada por nenhuma outra fruta ou legume. O conteúdo em princípios imediatos e em calorias não é muito alto, especialmente em proteínas (3 %), gorduras (0, 1 %), hidrato de carbono (11 %), água (82170); 100 g de alcachofras frescas dão umas 50 calorias.
Investigações francesas encontraram em 1934 uma substância ativa especial, denominada cinarina, que conseguiram isolar e cristalizar. Posteriormente, Pannizi e Scarpati descobriram a composição química da cinarina que resultou ser o ácido di-cafeilquínico.
O significado terapêutico das alcachofras é muito antigo. Na idade Média, já se conhecia a sua influência na formação da bílis. No século XIX realizaram-se numerosas investigações sistemáticas sobre o extratos de alcachofra, que deram os seguintes resultados principais: o extrato completo de alcachofra fresco atua especialmente para regular diversas funções hepáticas, sobretudo a formação de bílis (colerético) e as funções antitóxicas. Além disso, também regula e facilita a saída da bílis (colagogo) e ajuda nas alterações originadas por estases hepáticas, como pressões e dor no ventre, vômitos, enjôos, flatulência, vertigens, alterações intestinais (diarréia, prisão de ventre, atonia) e prurido retal. Também exerce uma ação reguladora sobre os rins, devido a maior eliminação da água e das substâncias de refugo.
Outros ensaios também demonstraram que as alcachofras produzem um aumento dos ésteres da colesterina no sangue, ao passo que diminuem as colesterinas livres mobilizando-as dos tecidos e acelerando a sua excreção, e exercendo, como conseqüência desta ação, um efeito protetor contra a arteriosclerose.
Emprego -- O emprego das alcachofras na dieta é recomendado nas doenças funcionais ou orgânicas do fígado, vesícula biliar, colédoco e em todas as doenças dos órgãos do aparelho digestivo. Também são de grande utilidade nas alterações do metabolismo originadas por enfraquecimento ou insuficiência das funções renais.
Também o alto teor de manganês nas alcachofras apresenta utilizações dietéticas. Como conseqüência, as alcachofras podem ser úteis quando for necessária uma ativação dos fermentos, nas alterações do metabolismo celular e nos sintomas de deficiência da vitamina B.
As alcachofras podem utilizar-se em suco fresco, como infusão e ainda preparadas como saladas e legumes.

Grelhado de salmão, alcachofras, aspargos, tomates secos e queijo frescal
http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/20301 disponível na internet em 23 abr 2011

Suquinho nosso de cada dia

Morangos
Suco de lima
Gelo verde (couve, hortelã, salsinha)
Linhaça