quarta-feira, 23 de julho de 2008

Diabetes e brócolis

Brócolis contra diabetes
Ter, 22 Jul, 01h00
Dra. Sylvana Braga*

As pessoas que sofrem de diabetes têm um novo aliado na luta diária contra a doença. Trata-se do brócolis, que a muito tempo contribui de uma maneira positiva para a prevenção da doença, bem como a diminuição dos sintomas para quem já a possui.
Alimento rico em cromo mineral, o brócolis auxilia na produção de insulina e atua nos níveis de glicose do sangue. Melhora a eficácia da insulina, tornando-a mais ativa. Uma vez acoplado à insulina, o cromo mineral aumenta a ação da mesma, tornando-a até 100 vezes mais eficiente.

Tipo II
Para as pessoas que têm diabete tipo II que não são dependentes da insulina, a ingestão do brócolis potencializa na ajuda da diminuição das quantidades de antidiabético oral.
Caso a tolerância do diabético à glicose está no limite, o cromo mineral age de uma maneira positiva no organismo, normalizando os níveis da sustância no sangue, prevenindo assim, as conseqüências do excesso da mesma, como a catarata, aterosclerose e hipertensão arterial.

Cevada
Outro alimento rico em cromo mineral é a cevada, também muito usada no Oriente e que auxilia no tratamento e na prevenção de diabetes.
Para uma alimentação saudável, orienta-se aos portadores da diabete tipo II (insulino não dependente) o consumo diário de brócolis e cevada, já para os casos do tipo I, o consumo irá ajudar no funcionamento da insulina, e diminuir os níveis nos casos de tolerância à glicose diminuída.


*Dra. Sylvana Braga é médica ortomolecular, nutrologista, reumatologista e fisiatra.