quinta-feira, 17 de abril de 2008

Ratatouille

RATATOUILLE – COZIDO DE LEGUMES OLGA CARDOSO - CHEF DE COZINHA
Ingredientes:
250 ml azeite
2 dentes alho
150g cebola
750g pimentão
1 kg abobrinha
750g berinjela
600g tomate
Ervas de Provença
Sal e pimenta moída
Modo de Preparo:
Lavar todos os legumes. Descascar os alhos e as cebolas. Fatiar os alhos e picar bem finas as cebolas. Cortar todos os legumes em cubos. Em uma frigideira aquecer o azeite. Colocar o alho. Quando ele estiver ligeiramente dourado, colocar a cebola. Deixar alguns minutos em fogo baixo. Em seguida juntar os pimentões. Deixar cozinhar durante 5 minutos e depois acrescentar as abobrinhas. Quando a mistura liberar um pouco de líquido juntar as berinjelas, depois os tomates. Acertar o tempero com sal e pimenta do reino. Deixar cozinhar em fogo brando por mais ou menos 1 hora e 45 minutos, mexendo de vez em quando. Deixar tampado durante a metade do tempo de cozimento, depois retirar a tampa para que a ratatouille reduza bem. Junte as ervas de Provença ao final.


Com Bianca Lage no Programa Tudo de Bom na Band Minas.

As receitas apresentadas por mim podem ser tiradas do site da Band:

www.bandmg.com.br/receitas

Como já são mais antigas vou colocar aos poucos no blog. Bom apetite.

A cozinha do sul da França

O sul da França é dividido em três sub-regiões: Languedoc-Roussilon, Provence e Côte D’Azur e a terceira, a Córsega.
A agricultura é um dos alicerces da economia da região, produzindo frutas, ervas, azeites e uma abundância de vinho. A maior parte das azeitonas é esmagada para produzir azeite. As maduras são pretas de as não maduras, verdes. Ambas podem ser conservadas em salmoura ou azeite. No fim da colheita, come-se pão e tapenade –pasta de azeitonas pretas, alcaparras, enchovas e azeite.
O clima quente e ensolarado auxilia na produção de vinhos bastante alcoólicos. As planícies costeiras têm vinhedos, mas os melhores vinhos estão nas encostas de xisto e calcário. Um grande arco, que vai de Banyuls, no extremo sul da França, até Nice, próximo à fronteira italiana, abrange os vinhedos mediterrâneos de Languedoc-Roussillon e Provença. Durante um século, esta área produziu vinho em massa – ainda muito de sua produção tem a qualidade do vin de table. Hoje, porém, produtores mais dinâmicos aplicam novas tecnologias às variedades tradicionais e clássicas da uva, para retomar o mais nobre do legado do sudoeste francês, que vai de vinhos generosos e aromáticos, cheirando a pedra ressecada pelo sol, ao aroma de ervas silvestres e águas do Mediterrâneo.
O mel vem com muitos sabores, dependendo da dieta das abelhas, que inclui uma ampla variedade de flores e ervas, como lavanda, flor de laranjeira, alecrim ou tomilho.
Observar um mercado da Provença pode ser uma experiência fantástica. Os balcões mal agüentam as pilhas de alhos rosados, pimentões frescos e coloridos, tomates, berinjelas, abobrinhas e aspargos. Os melões Cavaillon são tão maduros que se partem, exalando um doce perfume.
No outono e no inverno, um cheiro de terra impregna o ar, e os cogumelos silvestres, acelgas suíças, alcachofras, nozes, marmelos, abóboras, ervas-doces e azeitonas pretas enchem as prateleiras. A costa da Provença é famosa pelas sopas de peixe, incluindo a boulabaisse e o bourride, um cozido de peixe com alho. Cordeiro é a carne mais comum na Provença; a melhor vem de Camargue e do Crau, onde os cordeiros pastam ervas e grama de charco salino. Aldeias dos Pirineus de Roussillon produzem deliciosas lingüiças, presuntos e charcuterie. Roussilon supre a França com os primeiros pêssegos, cerejas e damascos da temporada. Suas águas trazem mexilhões, ostras e tellines (mariscos minúsculos). Mais para o sul, a ilha da Córsega tem uma cozinha marcante, com forte influência italiana.