terça-feira, 24 de junho de 2008

Arroz

Esse cereal é consumido por mais da metade da população do planeta em suas inúmeras variedades - agulhinha, arbóreo, cateto, basmati, jasmim -, todas com 80% de amido em sua composição, o que faz do arroz uma excelente fonte de energia. Originário do sudeste da Ásia, ele se dá bem nos climas tropical, equatorial ou temperado e é cultivado em mais de 110 países. Os chineses já registravam seu uso há mais de 5 mil anos.
Algumas variedades:
  1. Agulhinha - Com grãos longos e finos, é o preferido na cozinha brasileira. Muitos acham que, especialmente nesta variedade, a classificação 1 e 2, que determina a qualidade do grão, corresponde a sua espessura.
  2. Basmati - Também chamado indiano, é um arroz fino e longo, com sabor e aroma marcantes, que lembram nozes torradas ou pipoca. Cozido no vapor ou na água, é ideal para receitas condimentadas.
  3. Arbóreo - Variedade italiana com grãos largos e perolados, que absorvem bem a água e o sabor dos temperos. Ficam amanteigados e al dente em risotos, canjas, sopas e doces. O carnaroli, também italiano, é similar a esse tipo.
  4. Japonês - Depois de cozidos, os grãos, brancos, curtos e arredondados, tornam-se macios, úmidos e bem unidos. De sabor e odor neutros, são perfeitos para receitas tradicionais japonesas, como o sushi.
  5. Parboilizado - É o arroz pré-cozido ainda com casca para os nutrientes se fixarem nos grãos. Como fica mais consistente, depois de preparado, não empapa. Para consumir puro ou em saladas.
  6. Cateto branco - Curto e mais arredondado, é muito apreciado no preparo do arroz-de-carreteiro gaúcho. Também dá bons resultados em sobremesas como o popular arroz-doce e pudins.
  7. Cateto integral - É o arroz apenas descascado e sem polimento. Tem textura firme e sabor forte. Pode ser consumido puro, com legumes refogados ou em ensopados.
  8. Cateto integral misto - A combinação do arroz integral com o arroz vermelho - cultivado e muito utilizado no nordeste brasileiro - resulta num preparo de textura firme e sabor marcante.
  9. Integral longo - É o arroz descascado e não polido, com grãos longos. Com consistência um pouco mais firme do que a dos brancos, também pode ser usado na culinária em geral.
  10. Integral negro - De textura macia e sabor parecido com o de castanhas, é produzido há quase um ano em algumas regiões do Brasil. Tem mais proteínas e fibras do que o longo e é menos calórico.
  11. Selvagem - Esse grão, que não é arroz embora seja conhecido como tal, cresce espontaneamente próximo aos lagos da América do Norte e do Canadá. Com sabor de nozes ou avelãs, vai bem com peixes e legumes.

    Arroz de forno com abobrinha e cobertura de farofa crocante

    Para a farofa

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de alecrim fresco picado

1 1/2 xícara de pão italiano ralado

Sal a gosto

Para o arroz

2 colheres (sopa) de azeite

2 dentes de alho picados

3 tomates, sem pele e sem sementes, picados

2 abobrinhas pequenas, cortadas em tiras finas

Sal a gosto

1/2 copo de requeijão cremoso (125 g)

6 xícaras de arroz agulhinha cozido

Abobrinha cortada em tiras

1 ramo de alecrim para decorar

Prepare a farofa - em uma frigideira pequena, aqueça o azeite e refogue o alecrim e o pão ralado por dois minutos, mexendo com uma colher de pau, até começar a dourar. Tempere com sal.

Prepare o arroz - em uma panela, aqueça o azeite e refogue o alho até murchar. Adicione o tomate, a abobrinha e sal e cozinhe de cinco a dez minutos até ficar al dente. Em uma tigela, misture o requeijão e o arroz, acrescente o refogado de abobrinha e arrume em um refratário untado com azeite. Cubra com a farofa e leve ao forno quente (200 °C), preaquecido, por 15 minutos ou até aquecer o arroz. Decore com tiras de abobrinha e o ramo de alecrim.

Rende 8 porções