sexta-feira, 4 de abril de 2008


Caixa em madeira pintada e trabalhada com falso mosaico que é uma técnica que utiliza cola branca com verniz vitral. Pode-se fazer trabalhos coloridos formando desenhos diversos como no mosaico tradicional ou com uma só cor como na caixa apresentada aqui.
Caixa em madeira pintada e posteriormente trabalhada com decoupage e craquelagem. Découpage é de origem francesa, antigamente era uma técnica que se fazia com figuras antigas em caixinhas de madeira ou em outras bases. Découpage é uma técnica muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que você aplica no objeto dando um acabamento maravilhoso e que bem feito encanta. A base normalmente são objetos feitos em lâminas de pinho, papelão, madeira pinus ou MDF, Duratex, tecidos, superfícies metálicas, vidro, velas, etc . As malas produzidas em Duratex ficam lindas quando decoradas com rótulos ou etiquetas antigas. As figuras podem ser recortadas de papéis de várias gramaturas, guardanapos, adesivos e decalques. Os papéis mais utilizados são os importados da Itália e Austrália. Os papéis produzidos no Brasil têm textura diferente dos importados. Os papéis brasileiros apresentam figuras muito bem elaboradas, alguns assinados por artistas de renome. Fonte: http://www.soliarte.com.br/ disponível na internet em 04.04.2008

O papel

O papel é um instrumento valioso nas mãos do artesão. Utilizado em vários setores das artes manuais, ele é também símbolo importante da história da arte. Por isso fizemos uma pesquisa sobre a origem desse artigo tão necessários no dia-a-dia de todos nós.
A história do papel remonta meados do ano 2200 a.C, tempo em que se escrevia no papiro que, muito tempo depois, foi substituído pelo pergaminho, utilizado pelos homens durante toda a Idade Média. Por volta de 105 d.C, teve origem a primeira folha de papel na China, desenvolvida por T'sai Lun.
T'sai Lun criou o papel a partir da polpação de redes de pesca e de trapos. A partir do século XVI, os holandeses elaboraram uma máquina que desmanchava os trapos e transformava-os em fibras vegetais. E foi por volta de 1719 que os homens passaram a confeccionar o artigo à partir da madeira como provedora de fibras para a produção do papel.
BRASIL - A primeira fábrica de papel no Brasil surgiu entre 1809 e 1810 no Andaraí Pequeno - Rio de Janeiro - foi construída por Henrique Nunes Cardoso e Joaquim José da Silva, industriais portugueses transferidos para o Brasil. Deve ter começado a funcionar entre 181O e 1811, e pretendia trabalhar com fibra vegetal.
CURIOSIDADE - As folhas de plantas, na China, eram muito utilizadas como “papel” e assim se explica a origem do termo “folha de papel”. E mais: a palavra “Biblos” vem do grego e significa um conjunto de folhas escritas sobre papiro, vem daí a palavra Bíblia.
Selecionamos quatro técnicas artesanais de produção muito utilizadas por aí. Vamos falar da arte japonesa do Origami e da atividade secular do conhecido Papel Marché. E acompanhando as novas tendências, destacamos as técnicas americanas do Scrapbooking e Quilling. Confiram abaixo:
ORIGAMI – Essa técnica é mais conhecida como a arte de dobradura de papel. A atividade, de origem japonesa, traz em seu nome o seguinte significado: orikami (ori – dobrar) e (kami – papel). O origami tem por base a utilização de uma folha quadrada de papel sem cortes, podendo variar com outras formas de montagem de acordo com o estilo de cada produtor. A arte do origami é bastante recomendada para crianças por estimular o desenvolvimento da psicomotricidade.
PAPEL MARCHÉ – O termo vem do francês: Papier Máché (papel esmagado, picado). A técnica é realizada através de uma massa feita com papel picado em água, coado, acrescido de cola. A partir da produção dessa massa, tem-se a possibilidade de modelar figuras das mais diferentes formas.
SCRAPBOOKING - Técnica americana de decoração de álbuns de fotografia. A atividade é produzida de forma a conservar o papel, as etiquetas, adesivos e fotos utilizadas evitando o envelhecimento precoce dos álbuns.
QUILLING – O termo significa filigrama de papel. O Quilling é a arte de confeccionar tiras de papel especiais que podem ser enroladas, dobradas ou coladas formando figuras dos mais diferentes tipos. O resultado final são destaques em relevo tanto para cartões artesanais como para páginas de Scrapbooking.
Fonte:
http://www.artesanatonarede.com.br – disponível na internet em 04.04.2008
Caixas de madeira pintadas e decoradas com quilling. O Quilling é a arte de confeccionar tiras de papel especiais que podem ser enroladas, dobradas ou coladas formando figuras dos mais diferentes tipos. O resultado final são destaques em relevo tanto para cartões artesanais como para páginas de Scrapbooking, para adornos de porta-retratos, caixas entre outros. Existem evidências de que, em alguns pontos da costa do Mediterrâneo, por volta dos anos de 1500, em casas de religiosos eram executados trabalhos com tiras de papel, com o objetivo de decorar Bíblias e missais. Já no século XVII, o quilling era usado para decorar paredes de casas, principalmente com brasões de família.
A exata origem do quilling não nos é ainda muito clara. Algumas fontes sugerem que o quilling tenha sido praticado pelos antigos Egípcios, que são muito conhecidos pelo seu trabalho decorativo com metais preciosos. Naquela época, o quilling era feito com finos fios de arame ou metais preciosos.
Nos anos 70 o quilling foi redescoberto e atualmente é um grande sucesso no Brasil.
Fontes: http://www.carla.prediger.nom.br/quilling.htm e http://www.artesanatonarede.com.br – disponíveis na internet em 04.04.2008

A doença como caminho

A vida é assim: as vezes nos prega umas peças as quais não somos capazes de entender no momento. Mas depois vemos os acontecimentos por outros ângulos e passamos a perceber que, o que achávamos que seria talvez um castigo, passa a ser um momento de crescimento e de amadurecimento.
Isto tem me acontecido algumas vezes. Situações que nos desesperamos, nos desequilibramos e as usamos como trampolins para situações mais confortáveis e até mesmo agradáveis.
A última que me aconteceu muitos de vocês devem ter acompanhado. Tive uma crise depressiva, fiquei internada um mês para tratamento e ao sair do hospital resolvi que podia fazer coisas diferentes daquelas que já sabia fazer. Foi por aí que comecei a fazer origami, quilling, velas, trabalhos em madeira e papel, pinturas e mais um monte de coisas que não preciso citar aqui. Com este aprendizado estou podendo me redescobrir. Estou de novo colocando as mãos na massa pra valer. Estes trabalhos que estão no blog são alguns dos que fiz no meu período de afastamento do meu trabalho. Ainda continuo em tratamento mas com bom desempenho no trabalho e ainda produzindo artes e gastronomia. Tenho como sempre, recebido muito apoio dos meus filhos Rodrigo e Fernando assim como de toda minha família, Xuruca e alguns amigos novos e antigos. Tem sido uma boa lição. Em momentos de crise aproveitamos para crescer. Isto é muito importante para mim. Tenho estudado muito e lido uma variedade de livros que me fazem uma pessoa melhor. Estou feliz de novo e mais ainda agora que posso me contactar com todos vocês através de meu blog. A partir de agora vou publicar aqui o que tenho feito. Já vou aproveitar para divulgar que em breve estaremos pegando as encomendas para o dia das mães. Assim que tiver amostras dos produtos para este dia colocarei as fotos com as especificações no blog. Agora estou falando no plural porque não fui eu sozinha que vendi os produtos para a páscoa. Meus filhos, Xuruca e alguns amigos participaram ativamente deste evento, o que me tirou um pouco do sufoco. Aproveito para agradecer a todos os que participaram conosco na compra e divulgação dos produtos de páscoa e contamos novamente com vocês para o dia das mães. Vou colocar algumas fotos das caixas de trufas que foram feitas no lugar do nosso velho amigo ovo de páscoa. O nosso negócio é fazer algo diferente, o que nos deixa muito felizes e penso que agrada aos seus presenteados também.
Beijo e obrigada sempre. Olga.