sábado, 21 de junho de 2008

As deliciosas batatas

Rica em carboidratos, a batata é grande fonte de energia. Contém ainda sais minerais, vitamina C e, em pequenas quantidades, vitaminas do Complexo B.
Esses nutrientes, porém, podem perder-se no cozimento. Isso pode ser evitado da seguinte maneira: lava-se as batatas para retirar a terra, sem descascá-las e nem cortá-las. Leva-se ao fogo com água suficiente para cobrí-las, até cozinharem completamente.
Quando cortadas e descascadas devem ser cozidas em pouca água, que deve depois ser aproveitada, por exemplo, em sopas.
As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo desinterias.
As batatas fritas, apesar de saborosas, absorvem muita gordura, o que torna sua digestão lenta e difícil.
Em temperatura ambiente, a batata se conserva por 15 a 20 dias.
Seu período de safra vai de janeiro a junho.
Tipos de batatas mais comuns disponíveis em Belo Horizonte
Para fritar
- Panda
- Atlantic
- Asterix
Usos variados
- Bintje: cozer/assar/fritar
- Dayse: cozer/assar/fritar
A substituta popular da BINTJE
- Baraka: cozer/assar/fritar
Para assar e cozinhar
- Ágata
- Monalisa
A mais popular no Brasil
- Mondial
Como evitar o escurecimento das batatas fritas?
Se as batatas forem guardadas no refrigerador, parte do amido da batata transforma-se em açúcar. A alta temperatura necessária para a fritura faz com que os açúcares na superfície das batatas fritas escureçam antes de estarem completamente cozidas por dentro. Escaldar as batatas em água quente (90º C) por vários minutos, removem a maior parte dos açúcares e limpa a sua superfície de modo a permitir que elas dourem mais igualmente.
Algumas dicas importantes:
- Quando a geladeira ou o freezer estiverem com cheiro ruím pode-se cortar batatas em quatro partes e distribuir dentro deles e deixar fechado por uma noite.
- Na escolha das batatas, cuja cor pode ir do claro ao avermelhado, devem preferir-se as de pele lisa. As batatas com a pele manchada de verde, germinadas, picadas e, evidentemente podres devem ser rejeitadas.
- Para as batatas ficarem secas e macias quando fritas, coloque-as antes de fritar e já cortadas por cerca de meia hora no congelador.
- Para salgar as batatas fritas de modo uniforme, coloque-as dentro de um saco de papel com uma porção de sal. Depois sacuda por alguns segundos. Assim, ao mesmo tempo em que as batatas são salgadas elas também ficam mais enxutas.
- Um purê de batata ficará mais saboroso se acrescentada uma clara batida em neve firme.
- O purê também fica melhor se colocada uma colher de chá de fermento em pó. Bata bem e leve ao forno por alguns minutos.
- Não jogue fora as cascas da batata. Lave-as bem, enxugue e frite em óleo quente. Tempere com sal e sirva como aperitivo.
- O excesso de luz, ou a sua total ausência, propiciam a germinação dos germes das batatas. Há portanto que evitar essas circunstâncias.
- O tipo de cozimento que melhor conserva os nutrientes da batata é o tratamento ao vapor, com pele.
- As pessoas em idade avançada devem, preferencialmente, consumir batatas em purê.
- Para as batatas não desmancharem ao cozer, use um pouco de óleo na água.
- Batatas que forem cozidas e a água escorrida, não devem ficar em panelas tampadas.
- Para que as batatas não escureçam durante o cozimento, coloque na água algumas gotas de limão ou vinagre.
- Para as batatas tipo palito ficarem secas por fora e macias por dentro, é importante colocá-las para fritar em óleo morno, aquecendo aos poucos, só mexendo-as na hora quando colocadas para fritar e quando já estiverem quase prontas.
- Para dar um sabor especial às batatas fritas, salpique-as com tempero verde picado ou queijo ralado assim que tirá-las do fogo.
- Salgue a batata frita somente na hora de servir.
- Para retirar o excesso de óleo das batatas depois de fritas, coloque-as sobre papel absorvente.
- Sempre que possível, cozinhe as batatas com casca para evitar perda de vitaminas.
- Fure as batatas grandes com um garfo antes de levá-las ao fogo, para que as mesmas cozinhem por igual.
- Não guarde a batata na geladeira, pois a baixa temperatura transforma o amido em açúcar e a deixa com sabor adocicado.
- Para evitar que as batatas brotem, mantenha junto delas algumas maçãs, maracujá, abacate, banana, mamão, manga ou tomate. Por serem climatérios, liberam etileno em grande quantidade.
- Corte as batatas, coloque-as na água com uma colher de álcool e leve-as ao congelador por meia hora antes de fritar.
- Enxugue as batatas depois de cortadas para que fritem e não grudem.
- A batata deve ser cozida ou assada com a casca e só retirá-la depois.
- Batatas descascadas conservam melhor quando cobertas com água e guardadas na geladeira.
- Como guardar as batatas? Coloque em local fresco, escuro e bem ventilado. Não guardar na geladeira.
- A sopa ficou salgada? Coloque uma batata crua, ferva e retire a batata.
BATATAS EMPANADAS
Cozinhe as batatas (médias) em água e sal até que estejam macias e bem cozidas. Deixe esfriar para retirar a casca. Corte-as ao meio e recheie com pedaços de mussarela e presunto ou mortadela, tendo o cuidado de que esse recheio fique do tamanho das batatas. Coloque a outra metade da batata e espete um palito para que as duas partes fiques juntas. Reserve. À parte, bata 3 ou 4 ovos. Coloque sal e passe as batatas nesta mistura e em seguida na farinha de rosca. Novamente na mistura e na farinha de rosca para ficar bem empanada. Frite em óleo bem quente.