sábado, 23 de abril de 2011

Alimentos funcionais - salmão


Salmão

salmão é um grande peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.
O salmão do Oceano Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez.
A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.
Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em água doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focasursostubarõesbaleias e seres humanos.

[editar]

Informação Nutricional
Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teor de ômega 3, gordura saudável e benéfica especialmente para o sistema cardio-vascular. O salmão é muito conhecido como o peixe do sashimi, pela sua grande finalidade de alimentar os seres humanos sendo servido cru, com wasabi e shoyu. Os japoneses são seus maiores apreciadores, embora a cultura tenha se espalhado muito.
Informação Nutricional do Salmão [1] (Porção de 110g grelhada ou assada):



Item
Quantidade
Necessidade Diária*
Calorias
261,95
10%
Triptofano
0,33g
103%
Vitamina D
411 UI
102%
Ácidos Graxos Ômega-3
2,09g
87,1%
Selenio
53,07mcg
75,8%
Proteína
29,14g
58%
Vitamina B3
11,34 mg
56%
Vitamina B12
3,25mcg
54%
Fosfóros
420 mg
42%
Magnésio
138,35 mg
34%
Vitamina B6
0,52mg
26%

*Dados com base em uma dieta de 2.500 kcal diarias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Salm%C3%A3o disponível na internet em 23 abr 2011


Nenhum comentário: