sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Um pouco sobre a Austrália

A Austrália é o continente mais antigo do mundo. É um país jovem de terras antigas. Os imigrantes são importantes em sua história: forçados a imigrar no passado, hoje vêm por vontade própria, atraídos pela qualidade de vida. Os colonizadores ocuparam um país selvagem e exploraram as riquezas do solo. Sofreram com a natureza, resistiram à depressão e às guerras e construíram uma sociedade moderna e cosmopolita.
Seus habitantes nativos, os aborígenes, habitam suas terras há mais de 60 mil anos, sendo hoje apenas 1,6% da população. Eles vieram da Ásia pelo mar. Eles se adaptaram rapidamente às condições climáticas e geográficas. Como caçadores nômades, os aborígenes se deslocavam de acordo com as estações do ano. Dessa forma eles se espalharam pelo continente e chegaram à Tasmânia há cerca de 35 mil anos.
Eles tinham poucos bens materiais além das ferramentas necessárias para caçar e obter alimento. Os primeiros objetos eram ferramentas primitivas e simples feitas de pedra polida. Em 8.000 a.C. os aborígenes já haviam desenvolvido o bumerangue e possivelmente o primeiro arpão farpado.
Apesar do estilo de vida aparentemente simples, a sociedade aborígene era complexa. Ela se baseava em uma rede de grupos nômades que envolvia entre 50 e 100 pessoas ligadas por laços familiares, vivendo de acordo com leis e costumes severos. Essas leis e crenças, inclusive o significado espiritual da terra, eram preservadas por meio de músicas, danças e outras formas de artes. Sem um sistema de governo centralizado, os grupos eram liderados por homens, geralmente mais velhos, tratados com grande respeito. Havia mais de 200 línguas e aproximadamente 800 dialetos falados no continente.
A colonização inglesa teve início em 1788, e nos últimos 200 anos a Austrália passou de posto colonial a uma nação com cerca de 20 milhões de habitantes. Para os turistas, a paisagem antiga contrasta com a vitalidade e jovialidade de seu povo.
A vegetação é dominada por mais de 500 variedades de eucalipto, conhecido como "gum tree".
As árvores australianas perdem suas cascas em vez de folhas, as flores nativas não têm perfume e, com exceção da acácia, florescem por curtos períodos.
A fauna também é singular, composta em grande parte por marsupiais, como o canguru e o coala. O ornitorrinco e a équidna são dois dos raros representantes vivos dos mamíferos que colocam ovos e amamentam os filhotes. O dingo, trazido para a Austrália pelos aborígenes, é conhecido como o cão nativo do país.

Nenhum comentário: