sexta-feira, 18 de abril de 2008

Provença e Côte D'Azur

De suas colinas com perfume de ervas a seus portos repletos de iates, nenhuma outra região da França atiça tanto a imaginação quanto a Provença. Seus limites são definidos pela natureza: a oeste, o Ródano; ao sul, o Mediterrâneo; ao norte, onde terminam as oliveiras; e, a leste, os Alpes e uma fronteira que durante séculos ficou entre França e Itália. No interior, um terreno contrastante, com desfiladeiros, as planícies de Camargue e campos de alfazema.
A luz do sol cria sabores e cores intensas. Pimentas, alhos e azeitonas transformam as redes repletas de peixes do Mediterrâneo na vibrante síntese da cozinha provençal, a boulabaisse.
A gastronomia colorida da Provence não pode ser reduzida a uma simples denominação “à la provençale”, definida pelos tomates, azeite e alho, mesmo que estes produtos se encontrem na maioria das receitas. A cozinha provençal é antes de tudo, uma sábia mistura de perfumes de ervas aromáticas – tomilho, segurelha, alecrim, louro, anis, menta, sálvia,... – que temperam os legumes e frutas de variedade e qualidade excepcional.

Nenhum comentário: