sábado, 16 de agosto de 2008

Austrália em destaque

A Austrália passou a ser uma federação em 1901, com seis estados e dois territórios. Assim como Brasília, a cidade de Canberra foi construída para ser a capital do país e sede do governo, constituindo um distrito federal, o ACT (Território da Capital da Austrália). O parlamento foi herdado da Inglaterra, com um sistema bipartidário: um de esquerda (trabalhista) e outro de direita (formado pela coalizão entre os partidos Liberal e Nacional). O primeiro-ministro é o chefe do governo federal, e os governos estaduais também são liderados por ministros.
A Austrália é o sexto maior país do mundo, logo atrás do Brasil. Ao mesmo tempo ilha e continente, tem o oceano Pacífico a leste e o Índico a oeste. Mais de 70% de seus 20 milhões de habitantes vivem ao longo da costa. A cidade mais populosa é Sydney. A Tasmânia, um Estado da Austrália, é uma ilha que fica a 240 km da extremidade sul do país, separada do continente pelo estreito de Bass.
A Austrália oferece experiências ímpares e uma enorme diversidade. Seu litoral de 18.000 km ostenta os melhores recifes de coral do mundo, extensas baías de areias brancas, ilhas tropicais e agitadas praias de surfe. Seu vasto interior inclui amplos desertos vermelhos, antigos sítios aborígines, montanhas com picos nevados e vinhedos verdejantes. O difícil é decidir se você quer mergulhar em emocionantes aventuras ao ar livre, na relaxada cultura praiana ou degustar o que há de melhor em termos de vinhos e cozinha internacional.

Nenhum comentário: