sábado, 16 de agosto de 2008

A sociedade australiana

Apesar do tamanho da Austrália e do isolamento entre os primeiros povoados, a sociedade é bastante homogênea. A prosperidade e o estilo de vida nas principais cidades são muito semelhantes, a despeito da quilometragem que as separa.
As principais cidades preservam alguns traços da herança colonial, mas o aspecto geral é moderno, com novos edifícios refletindo a juventude do país. Em contraste, as comunidades rurais são mais conservadoras, com mudanças mais lentas. Por muitos anos, dizia-se que a Austrália "ia na garupa das ovelhas", uma referência ao fato de a lã ser a maior fonte de renda do país. Entretanto, a indústria da lã não é mais dominante. Grande parte da sólida economia australiana se deve a carvão, minério de ferro e trigo, e ao fato de do país ser o segundo maior produtor mundial de diamantes. Novos setores, como turismo e vinicultura, crescem rapidamente. Os australianos costumam ser amigáveis e informais, com bom senso de humor.
Atualmente, a maioria dos imigrantes vêm do sudeste da Ásia. Embora não seja possível negar um certo racismo, de um modo geral a mistura de nacionalidades tem tido sucesso e a Austrália se orgulha, com razão, de possuir uma das mais harmoniosas comunidades multiculturais do mundo.

Nenhum comentário: